quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Dijerindo!?

No ultímo final de semana, a convite do Pr. Euripedes, pastor da Comunidade Cristã Jericó de Jericoacoará, alguns mebros da missão tiveram a oportunidade de conhecer esta que dizem ser uma das mais belas praias do mundo. Apesar da viajem de 7h de estrada com duas paradas para manutenção do nosso carro, que cumpriu a ultima parte do trageto com apenas duas marchas, chegamos e fomos muito bem rescebido pelo Pr. e sua família.
As primeiras horas no local aproveitei para conversar com o Pr. conhecer a sua historia e a sua visão de cristianismo e igreja, afinal de contas iria pregar naquela noite e não queria correr o risco de entrar em choque com a doutrina pregada. Adimito que fiquei surpreso, e aprendi muito com um homem simples e de origem humilde mas que pricipalmente tem se disposto a amar pessoas e a conduzi-las a Cristo. Falamos sobre liderança, amor, fardos, religiosidade, compartilhamos dificuldades e experiências.Com duas pranchas logo na entrada com a seguinte inscrição:Jesus the first surfer, a igreja do Pr. se encontra embaixo de um cajueiro e reune principalmente nativos locais e alguns poucos jovens, além de desenvolver um projeto social voltado pra comunidade.
Depois de dar uma volta na praia e conhecer um pouco das belezas de Jeri, voltamos para o evento, que apesar de eu avaliar a minha pregação como ENROLADA, foi muito bom já que o Espírito faz acima de tudo. Depois do evento eu e o Rafiusk resolvemos dedicar um tempo a um casal de amigos, com o qual a muito me correspondo e divido lutas e batalhas. Leco e Vanessa, um casal jovem de São Paulo que mora em Jeri, muito apaixonados por Jesus e sua mensagem, eles nos levaram até o restaurante de uma amiga, Carlinha e quando achei que tinha aprendido muito e visto muita coisa em Jeri, nada se comparou ao que ouvi deles naquela noite.
Eles tem tentado alcansar pessoas que ainda vem a Igreja como uma jaula e Cristo com uma religião, que tem dificuldades em copreender a liberdade em Jesus e a beleza de sua mensagem. Em uma cidadela onde pessoas estão imersas em um mundo de drogas, libertinagem, prostituição, tomada pelo turismo comercial, onde a perspectiva de vida é se envolver com um estrageiro(a) e sair do país, estes três gritam um evagelho sem cadiados nem correntes, livre de qualquer tipo de enquadramento, ou padronização, resistindo as lutas pessoais, e sendo coluna um pro outro. A muito tempo não via corações tão empenhados em levar a MENSAGEM e ao mesmo tempo tão calejados, era não só visivel como palpavel o cansaço e a opressão. A conversa se estendeu por muito tempo assim como as minhas lagrimas também.

A verdade é que fomos a Jericoacoara para impactar, mas foi eu quem sai impactado. Vi em três bhothers a paixão e a expressão de um cristianismo autêntico, missional, inclusivo; eu vi neles a Igreja. O que me fez refletir no meu papel como critão, e me inspirou mais ainda a viver essa caminhada. Ainda estou DIGERINDO tudo o que vivi em Jeri mas, Van, Leco e Carlinha a vocês o meu muito obrigado, e eis o que eu vi em vocês:
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
¶ Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.
De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida.
Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.
Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.
Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. (2Co4:7-18)

A vida de vocês trousse mais vida ainda pra mim, lutem, não desistam, invistam e não parem, porque vocês são a expressão da esperança em meio a um mundo decaido.

Um comentário:

  1. Muito massa o artigo Cauex. É impressionante como o cristianismo é simples e muitas vezes complicamos. O desafio maior é manter essa simplicadade em toda a nossa caminhada, apesar de nós.
    Parabéns pela abertura do blog.

    Carlos Bezerra
    www.carlosbz.blogspot.com

    ResponderExcluir